Designação do Projeto
Vinhos e Azeites do Alentejo para o Mundo
Código do Projeto
ALT20-01-0752-FEDER-000900
Objetivo Principal
Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de Intervenção
Alentejo
Entidade beneficiária
Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha, Lda.
Data da aprovação
31-08-2015
Data de início
01-07-2015
Data de conclusão
30-06-2017
Custo total elegível
249.450,50 EUR
Apoio financeiro da União Europeia
FEDER – 73.823,81 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados

Projeto apoiado e financiado pelos Fundos da União Europeia no âmbito do Sistema de Incentivos SI Qualificação e Internacionalização.
Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha, Lda., focada na produção de Vinhos Regionais Alentejanos e na produção de azeites.
A Herdade do Monte Novo e Figueirinha conta com uma área de 300 hectares de terra plana e boa qualidade, perto de S. Brissos, cerca de 5 km de Beja, no Alentejo.

Tendo em conta a sua estratégia a médio e longo prazo, a empresa apresentou um projeto ao sistema de incentivos, no âmbito do programa Portugal2020 Internacionalização, com o objetivo de apoiar a sua estratégia de internacionalização.
Este projeto contribuirá para o incremento de num fator dinâmico de competitividade, a internacionalização.

A estratégia de promoção nos mercados internacionais de Angola, Bulgária, China, Brasil, Estados Unidos da América, Moçambique, Canadá, assenta num conjunto de ações que cobrem as áreas da caracterização dos mercados, definição de planos de atuação orientados para as especificidades dos produtos da empresa e dos mercados alvos, criação de material promocional, realização de ações de contacto, ações inversas, ações comerciais, provas de vinho, participação em feiras internacionais, concursos internacionais ações com objetivo de aumentar a notoriedade e visibilidade das marcas junto dos mercados alvo.

Objetivos, atividades e resultados atingidos

A Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha, Lda., no decorrer da atividade e sempre com o objetivo de comercializar produtos que ofereçam um prazer sem reservas, foi adquirindo clientes um pouco por todo o mundo, sendo na maioria importadores de vinho, mas também com vendas diretas a lojas especializadas de vinho e produtos gourmet. O cliente-tipo dos vinhos é um cliente de segmento médio/alto que procura um vinho requintado. No que diz espeito ao azeite o cliente target é um cliente que valoriza as características e vantagens de um azeite de qualidade superior.

Com a realização do plano de investimento, foi intenção do promotor dar continuidade ao processo de internacionalização através da penetração em novos mercados (Estados Unidos da América, Moçambique, Canadá) e a consolidação da presença nos mercados em que já atua, com o objetivo de diminuir a dependência do mercado nacional e aumentar a presença internacional, colocando a empresa numa posição menos vulnerável rem relação a possíveis flutuações de procura nos mercados onde está presente. Neste sentido, os promotores também consideraram como objetivos estratégicos, o aumento do volume de exportações e por consequente, o volume de negócios total.

Na execução do plano, foram realizadas um conjunto de ações com vista ao crescimento da presença nos mercados internacionais:

  • Prospeção e realização de contactos nos mercados externos (prospeção e captação de novos clientes): realização de ações de contacto com intervenientes na cadeia de distribuição, assim como ações de degustação em locais estratégicos, normalmente frequentados por público alvo especializado.
  • Conhecimento dos mercados externos (Feiras/Exposições): participação em feiras internacionais no setor dos vinhos e dos azeites, com o objetivo de dar a conhecer os produtos da empresa ao público especializado, sejam importadores, distribuidores e outros agentes potenciais compradores.
  • Marketing internacional: implementação de plano de comunicação direcionado aos mercados externos e restyling dos rótulos dos produtos com o objectivo de lhes dar uma nova dinâmica, apresentando um carácter mais apelativo e moderno, mas mantendo simultaneamente o look vintage.
  • Desenvolvimento e promoção internacional de marcas (ações de promoção): realização de campanhas de publicidade em outdoors com o objetivo de comunicar com o consumidor final e reforçar a imagem dos produtos comercializados.

Através da realização do projeto de internacionalização, com o apoio e financiamento dos Fundos da União Europeia no âmbito do Sistema de Incentivos SI Qualificação e internacionalização, conseguiu-se um maior conhecimento dos mercados internacionais, a angariação de novos clientes e a penetração em novos mercados, nomeadamente Estados Unidos da América, Moçambique, Canadá. Em resultado do crescimento de vendas aos mercados externos, observou-se um aumento do volume de negócios, tendo-se portanto, atingido os objetivos estratégicos.

Designação do Projeto
Azeites e Vinho no Monte Novo e Figueirinha
Projeto
POCI-02-0752-FEDER-029127
Objetivo Principal
Reforçar a capacitação empresarial das PME para a internacionalização
Entidade beneficiária
Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha, Lda.
Data da aprovação
2018-03-02
Data de início
2017-09-30
Data de conclusão
2020-07-30
Custo total elegível
232.252,50 EUR
Apoio financeiro da União Europeia
FEDER 56.108,79 EUR
Síntese do projeto

Projeto apoiado e financiado pelos Fundos da União Europeia no âmbito de Incentivos SI Qualificação e Internacionalização.

A empresa Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha, Lda., é uma empresa familiar, fundada em 1998 que se dedica essencialmente à produção de azeites e vinhos comuns/licores. A empresa detém uma Adega e Lagar com tecnologia moderna e eficaz, capaz de produzir vinhos e azeites de qualidade.

Tendo em conta a sua estratégia, a empresa apresentou um projeto ao sistema de incentivos, no âmbito do programa Portugal 2020 Internacionalização, com vista à capacitação e melhoramento do seu processo de internacionalização.

A empresa apresenta como objetivos estratégicos, a aposta num conjunto de mercados com elevadas taxas de crescimento de consumo de vinho e azeite; disponibilização de uma gama de vinhos e azeites de elevada qualidade que se possam distinguir de uma produção em massa.

A estratégia de promoção nos mercados internacionais (Rússia, Angola, EUA, Canadá, Brasil, Moçambique e China), assenta num conjunto de ações, que cubram as áreas da caracterização dos mercados, realização de um Estudo de Mercado, Material Promocional e de Exposição, Participação em Feiras Internacionais, Ações de Prospeção, Ações Inversas, Promoção em Ponto de Venda, Contratação de Quadro Técnico e Participação em Concursos Internacionais.

Em suma, com a realização deste projeto, os investimentos a realizar não irão alterar o posicionamento da empresa na sua cadeia valor, mas terão como objetivo aumentar a competitividade, permitindo-lhe essencialmente fortalecer a fase da comercialização dos produtos produzidos para os mercados internacionais.

Designação do projeto
Vales Inovação
Código do projeto
15/SI/2015
Objetivo principal
Reforço da Competitividade das PME
Região de intervenção
Alentejo
Entidade beneficiária
Sociedade Agrícola Monte Novo e Figueirinha, Lda
Data da aprovação
2015-08-13
Data de início
2015-07-15
Data de conclusão
2015-08-25
Custo total elegível
18.600,00 euros
Objetivos, atividades e resultados esperados
Apoio financeiro da União Europeia
13.950,00 euros

O presente projeto englobou os serviços de consultoria e assistência tecnológica para a introdução de novos métodos de organização do trabalho e reforço das capacidades de gestão nas principais áreas de negócio da empresa, a adega e o lagar.

O principal objetivo foi o de adaptar à realidade da empresa várias ferramentas informáticas de gestão para as suas áreas de negócio agrícola:

  • Gestão de Adegas;
  • Gestão de Lagares;
  • Gestão de Atividades Produtivas.

Os serviços contratados foram os adequados para a resolução do problema, ou seja, para a melhoria dos métodos de organização e para a melhoria da capacidade de gestão nas principais áreas de negócio da empresa, a adega e o lagar.
Todos os objetivos definidos em candidatura foram alcançados, foram desenvolvidos vários instrumentos inovadores de gestão.

Foi implementado um sistema de gestão em tempo real, respondendo perfeitamente às necessidades da entidade promotora.
As funcionalidades do sistema de controlo de gestão da adega e do lagar introduziram melhorias muito significativa da gestão da empresa tornando-a mais competitiva e eficiente.

Designação do projeto
Tools4AgriEnergy - Ferramentas para operacionalização de Comunidades de Energia Renovável (CER) / Autoconsumo Coletivo (ACC) no Agroalimentar
Código do projeto
PRR-C05-i03-I-000250-LA11.1
Componente
Componente 5 - Capitalização e Inovação Empresarial
Entidade beneficiária
Sociedade Agrícola Monte Novo e Figueirinha, Lda
Data de início
2023-04-01
Data de conclusão
2025-09-30
Custo total elegível
159 743,99 €
Apoio Financeiro
976,04 €
Objetivos e resultados esperados

O Projeto Tools4AgriEnergy pretende ser uma resposta integrada à operacionalização e disseminação de Autoconsumos Coletivos (ACC) e Comunidades de Energia Renovável (CER) no setor agroalimentar. Tem dois objetivos distintos: o desenho dos modelos de negócio e das suas estruturas organizativas para uma solução integral escalável e replicável a diferentes fileiras e setores agrícolas, agropecuários e agroalimentares e, adicionalmente, o desenho e desenvolvimento de uma plataforma digital específica para a gestão de ACC/CER no setor agrícola, agropecuário e agroalimentar.

Designação do projeto
Tools4AgriEnergy - Ferramentas para operacionalização de Comunidades de Energia Renovável (CER) / Autoconsumo Coletivo (ACC) no Agroalimentar
Código do projeto
PRR-C05-i03-I-000250-LA11.2
Componente
Componente 5 - Capitalização e Inovação Empresarial
Entidade beneficiária
Sociedade Agrícola Monte Novo e Figueirinha, Lda
Data de início
2023-04-01
Data de conclusão
2025-09-30
Custo total elegível
609 370,34 €
Apoio Financeiro
9 760,36 €
Objetivos e resultados esperados

O Projeto Tools4AgriEnergy pretende ser uma resposta integrada à operacionalização e disseminação de Autoconsumos Coletivos (ACC) e Comunidades de Energia Renovável (CER) no setor agroalimentar. Tem dois objetivos distintos: o desenho dos modelos de negócio e das suas estruturas organizativas para uma solução integral escalável e replicável a diferentes fileiras e setores agrícolas, agropecuários e agroalimentares e, adicionalmente, o desenho e desenvolvimento de uma plataforma digital específica para a gestão de ACC/CER no setor agrícola, agropecuário e agroalimentar.